segunda-feira, 14 de julho de 2008

Da série - "Meu cabeleireiro fez m****!"


Da Cabelos&Cia.
***
Precisa comentar?



Volume para quem tem traços grossos

Gente, eu não conheço celebridade que mais use e abuse dos truques de maquiagem e cabelo para corrigir imperfeições que nem a Jennifer Lopez.

Ela tem os traços mais grossos, como muitas brasileiras, né. Na maquiagem, joga com o claro-escuro para ressaltar e esconder. E no cabelo, vocês repararam que na maioria das vezes ela usa cabelo com volume na parte de cima, nas laterais para equilibrar os traços? E fica melhor mesmo, né!

Olha aí: muito babyliss, volume no topete, franjão com volume no alto da cabeça (aliás, make-up bravo na capa da People, hein...)


Reflexos em casa

Esses dias eu testei um desses kit de luzes que já vem com tudo na caixinha. O folhetinho é legal porque dava algumas dicas de como puxar os fios na touca dependendo do efeito que você queria dar. Mas parou por aí. Me decepcionei porque eu tenho o cabelo super escuro e o resultado é que ficou meio alaranjado e depois eu tive que consertar tudo à base de tonalizante.

Mas por que não deu certo? A explicação que achei foi o nº de volumes da água oxigenada. Claro, nesses kits não dá pra ir uma pra cada cabelo, né. Então o negócio é comprar separado mesmo, aliás sai mais barato.

O esquema da água oxigenada é assim:
  • 10 volumes: é beeeem fraquinha, no meu cabelo só ia fazer cosquinha hehehe. Praticamente só abre o fio para fixar a tinta, não clareia.
  • 20 volumes: clareia de 1 a 2 tons. Devia ser essa a da caixinha. É mais para quem tem cabelo castanho claro, loiro escuro.
  • 30 volumes: clareia de 2 a 3 tons. Para um castanho mais escuro.
  • 40 volumes: clareia de 3 a 4 tons. Para um cabelo pretão. Aí tem que cuidar bem depois, resseca mesmo.

E o pó descolorante? Não tem muito segredo, não. Mas eu prefiro o azul para quebrar o amarelão.

Touca também tem para todos os gostos. Das caseiras, de plástico com furos pré-determinados, de silicone... Eu tô para provar a de borracha, que é mais cara, mas parece que adere melhor à cabeça para deixar puxar mais rente à raiz.

A mistura é uma parte de pó para duas de água oxigenada, sempre em recipiente não metálico e com luvas, please.

Um truque: depois de aplicar tudo, eu coloco por cima uma touca de banho. Assim esquenta a área. O calor acelera o processo. Podem testar, depois de uns minutos a região começa a ficar quente.

E quanto ao tempo, é melhor seguir o que a embalagem diz. Mas eu faço no "olho", ou seja, fico vendo se tá chegando na cor que eu quero. Aliás, quem tem o cabelo escuro e vai fazer reflexo fica meio em pânico quando vê aquelas mechas ficando cada vez mais clara e já pensa em tirar logo para não ficar Marilyn, né! Mas aí é pior porque a mecha fica muito amarelada e alaranjada, o melhor é deixar clarear bastante. Lembre-se de que depois as mechas vão se mesclar com o resto do cabelo.



domingo, 13 de julho de 2008

Tintura em grávida

Eu sempre fui loira de coração, desde os 13 anos. Meu cabelo é castanho super escuro. Até então eu usava o Imedia Excellence L´Oreal 03 - Loiro Muito Muito Claro Acinzentado. E dava uma quebrada de vez em quando com 8.1 e 7.1 e pronto.

Só que aí quando eu fiquei grávida, fiquei sabendo que não podia seguir com a tintura, que podia fazer mal para o bebê. Detalhe que eu tinha acabado de retocar a raiz.

Procurei na caixa da tintura, no site da L´Oreal pra ver se tinha alguma contra-indicação, nada. Mas a minha mãe é enfermeira e tinha confirmado que era melhor não usar mesmo.

Aí, eu pensei: meu Deus, como é que eu vou fazer com a raiz crescendo, eu embagulhando? Nada disso, quero o meu loirooooo! Me sugeriram tinta sem amônia, tipo Color Touch, só que aí é só tintura semipermanente, que não clareia, né. E no castanhão escuro só com água oxigenada na composição, não tem jeito, né!

Então, decidi dar cor só a partir de reflexos com touca. Assim, a tinta não ficava em contato com o couro cabeludo.

Primeiro resolvi escurecer um pouco o cabelo para a raiz ficar menos aparente e ter que retocar com menos frequência. Peguei a 7.1 Loiro Acinzentado e puxei umas mechas grossas na touca. E aí, quando ia crescendo e eu achava que estava ficando escuro demais, puxava algumas mechas mais finas só com água oxigenada e pó descolorante ou se as mechas ficavam muito amarelonas, colocava tinta a 03 que eu usava.

E agora meu filhote já tem 9 meses e eu ainda estou amamentando, por isso, só fiquei nos reflexos até hoje, meu cabelo está todo mechado, muito mais natural, gostei.

Como escolher o babyliss

Vocês vão perceber que o meu brinquedinho favorito é o meu babyliss. a-DO-ro. Sou muito mais que a chapinha, aliás, eu nem tenho chapinha.

Tá, eu sei que está em baixa agora, mas não tem ferramenta melhor para criar um look de mulher poderosa, tipo capa da Nova.

Mas como escolher? Olha, vai depender do que você vai querer fazer, do comprimento do seu cabelo, do tipo de cacho.

O primeiro babyliss que eu tive era um com cerdas da Révlon. Malditas cerdas, aliás. Usei pela primeira vez e foi desesperador: meu cabelo enganchou nas cerdas e não saía de de jeito nenhum! Socorro! Tirei da tomada pra não piorar o estrago e não teve jeito, tive que cortar aquela mecha! Pecado!

Aí, aprendi: nada de cerdas!

O lance é: quanto mais grosso for o babyliss, mais soltos serão os cachos!

Bom, como eu não sou muito de cachos tonhonhóim, comprei um mediano, que para o meu cabelo que estava curto, na altura do ombro, estava ótimo. Não tinha nada de especial. Bom, aí tem vários truques para modelar os cachos, logo vou falar sobre eles.

Só que eu não me liguei no lance da voltagem... Quer dizer, se você mora em SP e vai levar o seu pra Europa ou Sul do país, tem que ser um de 220V... Então comprei um BIVOLT, aproveitei para comprar o mais grossão mesmo, agora que meu cabelo está mais comprido, comprei da Philips. É um pouco mais modernoso, tem um mostrador digital para regular a temperatura e tem um timer que desliga o aparelho se fica muito tempo ligado - olha que eu já esqueci o meu.

Mas eu recomendo o de diâmetro mediano, dá mais jogo. É que o mais grosso faz cachos mais soltos, então no meu cabelo, que é liso, fica difícil segurar.

Para disfarçar a raiz

Você pintou o cabelo e tá lindo de viver! Só que uma semana depois a raiz tá lá, toda aparecida, ainda mais se o tom natural do cabelo é totalmente diferente.

O melhor é mudar o penteado e fazer um zigzag na raiz. Então, em vez de deixar aquela linhazona reta "gritando" a cor que você tem na real, o zigzag dá um efeito bonito e disfarça bem.



Sempre que eu saio com o cabelo assim, me perguntam como eu fiz. Olha, tem gente que usa a ponta do pente, põe na base da cabeça e vai fazendo um movimento de zigzag. Tem um vídeo aqui, ó.

Bom, eu já tentei este método e na primeira vez me embananei toda, então o que eu faço é, com o cabelo molhado mesmo, divido o cabelo de lado, depois eu faço uma risca na perpendicular até o outro lado da cabeça e jogo a mecha para o outro lado. E vou alternando. Putz, será que deu pra entender? Vou ver se faço algumas fotos de um passo-a-passo pra mostrar.

E pra variar um pouco enquanto não for retocar, puxar o cabelo todo pra trás e fazer um rabo-de-cavalo. Eu prefiro aqueles altos, fica mais legal.

Agora, pra quem não tá aguentando mesmo, pode passar um pouco da tinta do cabelo na raiz com cotonete, deixar agir uns 15 minutos e depois dar uma espalhadinha no comprimento para uniformizar.

Oie

Eu sou jornalista, mas de pequena sempre quis ser cabeleireira. Achava o máximo aquela Barbie com cabeça em tamanho natural pra gente maquiar, pentear, fazer mil coisas!

Mas só tem um detalhe: amo mexer no cabelo, mas tenho pavor de cabeleireiro! Só de pensar na mulherada que sai com cabelo de capacete, a grana para retocar a cor, na cagada que saiu porque o querido não entendeu o que você queria...

Ah, não, me poupe! Tem coisa melhor que te dar uns cinco minutos, correr para o banheiro e sair com outro visual?

No meu cabelo, eu comecei a mexer desde cedo, por influência da minha mãe, que resolveu fazer um curso de cabeleireiro e, claro, tinha que ter uma cobaia, neah!

O resultado que eu era a única menina de 10 anos com permanente no cabelo, parecia uma ovelha! Depois quis mudar o castanhão escuro e vieram os reflexos loiros aos 13. E de tanto reflexo, acabei ficando loira de vez e vieram as tinturas para ficar... E toca adaptar a sobrancelha. E não dá para parar!

Olha que já são mais de dez anos nessa vida, experimentando, errando feio - bom, mas pelo menos fui eu quem fiz (!)

Por isso, quero abrir esse espaço pra quem se arrisca e acontece, pra compartilhar diquinhas vindas da experiência mesmo! Quem pega a tesoura na fé para fazer maravilhas com o cabelo e depois te perguntam: "Nossa, foi você mesma quem cortou? Como assim???"

Adeptas do Faça você mesma, seu espaço é aqui!